"Fraudes" da Disney

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Fraudes" da Disney

Mensagem por nataxa em Sab 28 Nov - 10:46

Ja saba de alguma delas e acredito que alguns aqui já leram isto, mas axo interessante postar..


Cinderela
Na Cinderela moderna, nós temos a linda princesa casando-se com o príncipe depois que este viu que o sapatinho de cristal servia em seus pés.
Esse conto tem suas origens por volta do século I a.C, no qual a heroína de Strabo se chamava Rhodopis, não Cinderela. A história era muito parecida com a atual, com exceção dos sapatinhos de cristal e da abóbora. Porém, oculta por trás dessa linda história há a versão mais sinistra dos irmãos Grimm: nela, as irmãs de Cinderela cortam partes dos próprios pés para que eles caibam no sapato de cristal, querendo enganar o príncipe. Ele, então, é avisado por dois pombos, que bicam os olhos das irmãs. Elas passam o resto de suas vidas como mendigas cegas enquanto Cinderela vive no castelo do príncipe.

A Bela Adormecida
Na versão conhecida de A Bela Adormecida, a adorável princesa adormece quando fura seu dedo em uma agulha. Ela dorme por cem anos até que o príncipe finalmente chega, beija-a, e acorda-a. Eles se apaixonam, casam, e (surpresa!) vivem felizes para sempre.
Contudo, o conto original não é tão doce. Nele, a jovem garota adormece por causa de uma profecia, não de uma maldição; e não é o beijo do príncipe que a desperta: o rei a vê dormindo e, querendo se divertir, a estupra. Depois de nove meses, nascem duas crianças (e ela continua dormindo). Uma das crianças chupa o dedo da mãe, retirando a peça de linho que fazia ela dormir. A princesa acorda para saber que foi estuprada e é mãe de gêmeos. Fim.

A Pequena Sereia
A versão 1989 da Pequena Sereia poderia ser melhor conhecido como “A grande mentira!” Na versão Disney, o filme termina com Ariel a sereia sendo transformada em um ser humano, para que ela possa casar com Eric. Eles casam num um casamento maravilhoso com a participação de seres humanos e marinhos. Mas, na primeira versão por Hans Christian Andersen, a sereia vê o Príncipe casar com uma princesa e ela desespera. É-lhe oferecida uma faca com a qual a pode esfaquear o príncipe, mas em vez de fazer ela saltou para o mar e morre, transformando-se em espuma. Hans Christian Andersen modificado ligeiramente o final para o tornar mais agradável. Em seu novo final, em vez de morrer, quando se transforma em espuma , ela transforma-se numa “filha do ar” à espera de ir para o céu - por isso, francamente, ela ainda está morta, para todos os efeitos.

Capuchinho Vermelho
A versão desse conto que conhecemos é aquela em que Capuchinho Vermelho, no final, é salva pelo caçador, que mata o lobo mau.
Porém, a versão original do francês Charles Perrault não é tão bonita. Nessa versão, chapeuzinho é uma garotinha bem educada que recebe falsas instruções quando pergunta ao lobo sobre o caminho até a casa da vovó. No fim, ela é simplesmente devorada pelo lobo. Só isso, e a história acaba. Não há caçador e nem vovozinha, apenas um lobo gordo e a Capuchinho Vermelho morta. A moral da história é que não se deve falar com estranhos.

Hansel e Gretel
Na versão largamente conhecida de Hansel e Gretel, ouvimos sobre duas crianças que se perdem na floresta e encontram uma casa feita de doces e guloseimas que pertence a uma bruxa. Elas então são aprisionadas enquanto a bruxa se prepara para comê-las. Eles conseguem escapar e atiram-na no fogo, salvando-se.
Numa versão francesa mais antiga (chamada As Crianças Perdidas), ao invés de uma bruxa, há um demônio, que também é enganado pelas crianças. Contudo, ele não cai na cilada e está prestes a colocá-los na guilhotina. As crianças fingem não saberem como entrar no instrumento e pedem para a esposa do demônio mostrar como se faz. Nesse momento, elas cortam seu pescoço e fogem.

A Branca de Neve
Na história da Branca de Neve que nós conhecemos, a rainha manda o caçador matá-la e trazer seu coração como prova. O caçador não consegue fazer isso e lhe traz o coração de um tipo de porco.
A boa notícia é que a Disney não distorceu tanto essa história, mas omitiu detalhes importantes: no conto original, a rainha pede o fígado e os pulmões de Branca de Neve, que serão servidos no jantar daquela noite! Também no original, a princesa acorda com o balanço do cavalo do príncipe, enquanto era levada para o castelo. Não há nada de beijo mágico. O que o príncipe queria fazer com o corpo desfalecido de uma garota é algo que vou deixar para sua imaginação. Ainda na versão dos irmãos Grimm, a rainha má é forçada, no final, a dançar até a morte usando sapatos de pedra, quentes como brasas.

eu acho interessante a maneira como a Disney trnasformou estas historias com finais nada felizes em contos "e viveram felizes para sempre".

Ja sabiam disto ou não sabiam? Qual a vossa opinião sobre isto?
avatar
nataxa
Admin

Feminino
Touro Cavalo
Número de Mensagens : 234

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Fraudes" da Disney

Mensagem por Icysama em Dom 29 Nov - 16:58

Por acaso não sabia que essas histórias originais eram assim para o violento... xD
Ainda bem que a Disney as adaptou para uma versão mais soft e acessível a qualquer criança, pois as que apresentas-te são dos melhores filmes de animação que alguma vez passaram para o grande ecrã.
avatar
Icysama

Feminino
Áries Macaco
Número de Mensagens : 305

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Fraudes" da Disney

Mensagem por Dark_Isis em Dom 29 Nov - 22:57

por acaso ainda n conhecia essas versoes, mas ainda bem k a disney mudou 1 pouco as historias, pois imagino k seria 1 pouco dificil de explicar as crianças o k e k as irmas da cinderela estavam a fazer e o pk e o k e k o rei da bela adormecida lh estava a fazer.
avatar
Dark_Isis

Feminino
Escorpião Dragão
Número de Mensagens : 205
Humor : negro

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Fraudes" da Disney

Mensagem por nataxa em Ter 1 Dez - 9:28

sim realmente a Disney conseguiu fazer um excelente trabalho! transformou esses contos pesados e, talvez um pouco esquecidos e abandonados, em contos que se transmitiram de geração em geração.
Se bem que em ambas as versões a moral da história é a mesma só muda o final como por exemplo na do capuchinho vermelho a moral seria talvez não confiar nos estranhos.
avatar
nataxa
Admin

Feminino
Touro Cavalo
Número de Mensagens : 234

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Fraudes" da Disney

Mensagem por NêZ em Qua 24 Fev - 12:09

Dessas eu apenas conhecia a versão original da Pequena Sereia (tinha um livro com o final "melhorado", o da espuma) e a da Branca de Neve (apenas sabia a parte dos sapatos, pq a minha avó, à uns anos, me disse q quando era peqena tinha um livro chamado "As Mil e Uma Noites" e contou-me algumas histórias... pelo q eu ouvi são todas tristes, como um miúdo morrer no dia do seu 10º aniversário, como tinha previsto um homenzinho...)
avatar
NêZ

Feminino
Gémeos Porco
Número de Mensagens : 110
Humor : Irónico/Sarcástico na maioria das vezes xD

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: "Fraudes" da Disney

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum